The Nuncio Apostolic Mgr. Ivo Scapolo bids farewell to President Kagame- Kigali, 22 August 2011
Foto: Paul Kagame (Flickr), CC BY-NC-ND 2.0

Renúncia do Núncio Apostólico em Portugal: D. Ivo Scapolo Deixa Cargo

O Papa Leão XIV aceitou a renúncia de D. Ivo Scapolo ao cargo de Núncio Apostólico em Portugal. O arcebispo planeia deixar o país entre o fim de junho e o início de julho, após seis anos de missão diplomática.

O arcebispo italiano D. Ivo Scapolo, de 71 anos, apresentou a sua renúncia ao cargo de Núncio Apostólico em Portugal, e o Papa Leão XIV aceitou o seu pedido formal. Este movimento segue o regulamento para as representações diplomáticas da Santa Sé, que permite aos núncios solicitar a antecipação da sua aposentadoria ao completar 70 anos.

D. Ivo Scapolo informou que planeia deixar o território português definitivamente entre o final de junho e o início de julho de 2025, após seis anos de exercício como representante diplomático da cidade-estado do Vaticano em Portugal. A Conferência Episcopal Portuguesa expressou a sua gratidão pela presença e pelos serviços do arcebispo durante este período, recordando particularmente o seu papel durante a visita do Papa Francisco por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Nomeado pelo Papa Francisco como Núncio Apostólico em agosto de 2019, substituiu D. Rino Passigato, que pediu para deixar o cargo ao alcançar o limite de idade de 75 anos, conforme estipulado pelo Direito Canónico. Antes de assumir as suas funções em Portugal, D. Ivo teve uma sólida carreira diplomática, representando a Santa Sé em países como Bolívia, Ruanda e Chile.

D. Ivo Scapolo iniciou a sua carreira no serviço diplomático da Santa Sé em 1984, após a sua ordenação como sacerdote em 1978. Com doutoramento em Direito Canónico, serviu em diversas missões, incluindo em Angola e nos Estados Unidos, e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

O arcebispo, que nasceu em Pádua e é titular de Tagaste, deixa um legado de serviço tanto pastoral quanto diplomático que será lembrado pelas interacções com a Igreja em Portugal e nas relações com o Estado Português. A busca por um novo representante da Santa Sé está em andamento, enquanto a comunidade católica portuguesa aguarda a nomeação do próximo núncio apostólico.

Nos últimos anos, com a mudança rápida e eventos globais impactantes, as relações diplomáticas entre o Vaticano e as nações têm se tornado ainda mais relevantes, e a continuidade destas relações no território português continuará a ser uma prioridade para o Vaticano e para a Igreja em Portugal.

Este artigo foi produzido com base nas seguintes fontes: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/papa-leao-xiv-aceita-renuncia-do-nuncio-apostolico-em-portugal, https://agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-estado-papa-leao-xiv-aceitou-a-renuncia-do-nuncio-apostolico-em-portugal/ e https://www.publico.pt/2025/05/23/sociedade/noticia/nuncio-apostolico-portugal-renunciou-cargo-2134090

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *